Reportagem do programa Mensagem de Esperança

No dia 20 de Maio de 2015 aconteceu na Faculdade Maurício de Nassau, o Ciclo de Palestras Ciência e Religião.

Com a presença de alunos, professores, palestrantes e demais conhecedores do assunto. O evento também contou com o lançamento do livro "O MEU REENCONTRO COM DEUS". 

Segue o link da reportagem na íntegra.

Ciência e Religião (Ciclo de palestras)

Pronunciamento de abertura das palestras, e exposição do tema: 



"Recentemente, temos assistido verdadeiros shows de intolerância frente à necessidade da sociedade brasileira, adequar-se aos novos tempos, e à percepção – cada vez maior – da diversidade humana. Que se expressa em forma de cultura, etnia, língua e em tudo aquilo que o ser humano cria e desenvolve com sua inteligência – e aqui me refiro inclusive às artes, às tecnologias e também às religiões.

Dentro do contexto social em que vivemos, de ódio e intolerância, surge a necessidade de um debate, de uma reflexão a respeito dessa diversidade.

Quando lutamos por nossos direitos, lutamos pelos direitos dos outros também. Nenhum direito alheio pode se sobressair ao nosso, nem o nosso pode aniquilar os demais. E quando queremos acabar com os preconceitos, usar as mesmas armas não funciona, por exemplo, o ódio contra a  intolerância religiosa por si só não produz resultados. E o ódio contra a religião em si, e a religião do outro só dificulta e atrasa o processo.

O evento ciência e religião: aspectos jurídicos e sociais tem como objetivo, suscitar a reflexão, e de uma forma mais audaciosa da um passo na luta pelo fim da intolerância religiosa, ou de qualquer tipo de intolerância.

A religião faz parte da composição do ser humano, assim como existem diferentes raças, linguas, cores e gêneros. Devemos e podemos defender o direito que já nos é concedido de crença ou de não crença. Mas saber defender esses direitos ajudará a continuação da humanidade.

 Na vida acadêmica e paralelamente a ela, tenho me disposto a escrever sobre diversos temas, nos quais procuro me limitar apenas a um fator em comum: a contribuição que meus escritos possam trazer a humanidade. Livros de diferentes gêneros, porem que nos leve a reflexão, na busca de um melhor viver. Abordando temas como o bullig e a intolerância, presentes no livro o meu reencontro com Deus. Questões sobre discriminação em torno do gênero, e violência doméstica, presentes nos livros A pioneira, Mulheres Escritoras no Mundo e Rosas e Algemas. Levando em consideração que no brasil existe ainda a descriminação social e regional, escrevi o poema "que saudade do meu nordeste, e outros contos brasileiros. Em meus livros infantis As lições do pequeno príncipe e a fantástica viagem de Annelise faço abordagens e criticas em torno dos temas anteriormente mencionados: Genero, sociedade e outros. Essa tem sido minha colaboração para este fim.

Concluo minha participação nesta noite dizendo: A aceitação da diversidade humana é o caminho que nos levará a produzir reultados. Todos em busca de um bem comum, o bem de todos. E espero ainda ver todas as religiões do mundo unidas, em favor apenas, da humanidade."

Ilana Driele Mendes da Cunha Lima

 

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!