O Poço da Tragédia, por Erlon Andrade

 

Você precisa respirar bem fundo após a leitura de "O Poço da Tragédia". Um livro emocionante ao extremo. Um livro que proporciona ao leitor inúmeros sentimentos. Chorei muito e sorri também, porque sou emotiva e também porque o livro chega a ser divertido em algumas cenas. Mas ele cumpre o seu papel, nos traz uma série de lições de vida. Um bom leitor saberá colher cada lição oferecida ao longo da leitura de "O Poço da Tragédia". Lições de perdão, de fé, de amor... Sobretudo de superação.

Nos deixa perplexos, e indignados com algumas situações. Me fez pensar como era demasiada a violência doméstica e conjugal na época que se passa a maior parte do livro. Era algo "normal" para eles. Nos faz repensar sobre o tema, e analisarmos que nossa sociedade avançou muito realmente, se nos depararmos com leituras de histórias de violências em décadas passadas.

Esperei ansiosamente pelo desfecho da história de Aída (a minha personagem favorita). Me comovi muito com sua situação inicial. Com todos os personagens. Contudo, pude ver o agir do Deus criador, na vida de cada um deles. Deus tem seus propósitos e ele o faz. O que me tranquilizou após ler tantas histórias trágicas e comoventes, foi ver ao final os propósitos de Deus sendo cumpridos.

Mesmo com tantas recordações de infâncias roubadas. Chegamos a conclusão de que os personagens merecem o título, no mínimo, de guerreiros, se não de heróis. Pelo fato de terem lutado pelo direito, que já era deles, de existir, de viver, de serem crianças... E isso nos corrói por dentro. Porém, como tudo que está no controle de Deus, a história surpreende até no final.

O ser humano, vive uma luta constante nessa trajetória de viver a vida. Idas e vindas, caindo e levantando, enfim, se superando... Não foi diferente na vida dos personagens. Eles se superaram, conheceram a verdade e entenderam o real significado de tudo em suas vidas. E ansiosamente esperando para o vê-los triunfarem. Eles realmente superam todas as dificuldades, vencem a limitação que a vida lhes impôs ainda crianças, pois deve ter sido imensamente difícil para aquelas crianças sobreviverem em meio a tantos maus tratos. Em uma vida tão sofrida.

Mas, realmente, eles venceram!

 

https://www.oquedeustemfeitoemtuavida.net/

https://visoemcristo.blogspot.com.br/